Promover mudanças positivas e sustentáveis em comunidades exige do profissional que escolheu por esta área não só lidar com a diversidade de contextos sociais, econômicos e culturais, adaptando estratégias para atender às necessidades específicas de cada comunidade, como também envolver a comunidade nos processos de decisão e implementação, superando desafios de resistência ou falta de engajamento.
O Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento Comunitário do UniCV tem o objetivo de formar profissionais aptos a contribuir de maneira significativa na qualidade de vida e no fortalecimento das comunidades em que atuam, através da implementação de planejamento e projetos que promovam o desenvolvimento comunitário.
As disciplinas com materiais práticos e estratégicos da área visam a sustentabilidade a longo prazo, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos, assim como desenvolver habilidades de mediação para lidar com conflitos internos e externos que possam surgir durante processos de desenvolvimento comunitário.
Mensurar os resultados alcançados, respeitar os valores e culturais locais fazem deste profissional protagonista do seu próprio desenvolvimento, fortalecendo sua capacidade de autogestão e autonomia.
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OBJETIVO
O objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Comunitário consiste em proporcionar aos estudantes uma compreensão ampla sobre o mapeamento e o planejamento de ações abrangendo cultura, meio ambiente, emprego, geração de renda, saúde, educação, esporte e lazer, refletindo a complexidade dos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea, além de estudar a mobilização das potencialidades locais, visando integrar a comunidade, buscar soluções para suas demandas específicas, impulsionar o desenvolvimento social e humano, aprimorar as condições de vida e superar situações de vulnerabilidade.
MERCADO DE TRABALHO
O egresso terá um diploma de Tecnólogo em Desenvolvimento Comunitário e o mercado de trabalho é diversificado, podendo desenvolver uma carreira nas seguintes áreas:
1. Instituições públicas, privadas e do terceiro setor: Mobiliza as potencialidades locais no intuito de integrar a comunidade e promover soluções para as suas demandas, com o olhar para a comunidade em sua plenitude, viabilizando a implantação de políticas públicas e programas sociais, a fim de promover o desenvolvimento social e humano, bem como a melhoria das condições de vida e a superação do estado de vulnerabilidade.
2. Conselhos tutelares: Atua com conhecimento das Legislações sociais e as políticas públicas para as crianças e adolescentes, na garantia de direitos.
3. Associações comunitárias: Estimula a criação de novos fóruns de discussão, respaldados pela comunidade, por meio de uma iniciativa que promove a participação ativa e a vigilância contínua, especialmente em relação ao poder público. Busca atender às demandas sociais por vias constitucionais e democráticas.
4. Sindicatos e Cooperativas: Com o reconhecimento da importância do bem-estar no local de trabalho, algumas empresas contratam este profissional como consultores para ajudar a abordar questões relacionadas aos funcionários, dinâmicas de grupo e outros aspectos sociais do ambiente de trabalho.
5. Publicações e Pesquisa: Muitos profissionais se dedicam à escrita e pesquisa, contribuindo para revistas acadêmicas, livros e outros meios de comunicação, ajudando a expandir e atualizar o campo de desenvolvimento comunitário.
6. Interdisciplinaridade: O profissional tecnólogo em Desenvolvimento Comunitário, por vezes, é integrada com outras disciplinas, como Educador Social, Serviço Social, Sociologia e filosofia. Desta forma, com interesses interdisciplinares podem encontrar oportunidades em campos que cruzam com outras áreas do conhecimento.
ESPECIFICIDADES
O tecnólogo em Desenvolvimento Comunitário é o profissional responsável por oferecer suporte técnico em iniciativas de desenvolvimento local, demonstrando habilidades na elaboração e na assistência à execução de projetos socioculturais e educacionais, desempenhando um papel fundamental no contexto comunitário e no avanço do conhecimento acadêmico.
A crescente demanda por profissionais qualificados que realizam o mapeamento e o planejamento de ações abrangendo cultura, meio ambiente, emprego, geração de renda, saúde, educação, esporte e lazer reflete a complexidade dos desafios enfrentados pela sociedade contemporânea.
Sua função envolve a mobilização das potencialidades locais, visando integrar a comunidade e buscar soluções para suas demandas específicas. Além disso, este profissional facilita a implementação de políticas públicas e programas sociais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e humano, aprimorar as condições de vida e superar situações de vulnerabilidade.
No entanto, a oferta limitada de Cursos Superiores de Tecnologia em Desenvolvimento Comunitário que cumpram os requisitos desta metodologia vem fazendo com que menos pessoas tenham acesso aos benefícios ofertados por este profissional. Além de atender à demanda crescente neste campo, o curso é crucial para enriquecer a compreensão acadêmica ao nível da mente humana.
O Brasil, uma nação de dimensões gigantescas, com uma população de 203 milhões de habitantes, abriga 5.570 municípios (IBGE, 2022), cada um com suas peculiaridades distintas. Apesar da importância do governo central em Brasília para o desenvolvimento do país, é crucial que as comunidades locais, em cada cidade ou bairro, se apropriem dos processos de transformação. A real eficácia do conjunto depende da participação ativa e direta das comunidades interessadas. Dada a diversidade e a extensão territorial, nenhum ministério pode abranger todos os desafios enfrentados de norte a sul do país. Portanto, conhecer a sua comunidade faz a transformação local, usando como orientação central o bem-estar das suas populações, com sistemas fortemente descentralizados e participativos.
O CST em Desenvolvimento Comunitário oferece uma perspectiva única e profunda sobre os processos de tecnologia social, que engloba a colaboração entre indivíduos tanto em áreas urbanas quanto rurais, estimulando processos comunitários para ampliar a autonomia e fortalecer a participação cidadã e política de diversos grupos em seus territórios. Além disso, visa criar espaços propícios para diálogos e construções coletivas, impulsionando o protagonismo e a autonomia dos territórios, promovendo a organização comunitária, capacitando lideranças e incentivando a ocupação de espaços de controle social. Essa relevância acadêmica transcende fronteiras disciplinares, proporcionando uma compreensão mais abrangente da complexidade humana.
Profissionais bem treinados criam um ambiente propício para a escuta ativa e a participação na resolução dos desafios específicos de cada território. O profissional em Desenvolvimento Comunitário também desempenha um papel essencial no desenvolvimento contínuo da pesquisa acadêmica na área, que está em constante evolução, adaptando-se às mudanças na sociedade e na compreensão do comportamento humano e da sociedade.
A formação do tecnólogo em Desenvolvimento Comunitário não apenas atenderá à demanda imediata por serviços comunitários, mas também promoverá avanços significativos nos níveis de intelectualidade do país, uma vez que, para se manter como um bom profissional, entra numa corrida interminável pelo conhecimento contínuo e nas mais diversas áreas do saber. Tal iniciativa não apenas enriquecerá o cenário educacional, como também desempenhará um papel crucial na promoção do bem-estar individual e social e na expansão do conhecimento sobre as mais diversas formas de desenvolvimento social, econômico e cultural nas comunidades. É um investimento não apenas nas pessoas, mas no progresso de nossa sociedade em direção a um melhor entendimento das redes comunitárias e projetos sociais, que habilita territórios vulneráveis e impulsiona o protagonismo de seus integrantes.
● Portaria: 482/2021
● Número de Vagas: 500
● Duração: 18 meses
● Modalidade: Graduação em EAD
● Carga Horária: 1.600 h
● Atividades Complementares: 100 h
● Forma de Acesso: Exame vestibular, transferência, mudança de curso, portador de diploma de curso superior, Enem ou ANÁLISE CURRICULAR PELO HISTÓRICO ESCOLAR.